Processo de criação da página "Autoavaliação do texto científico", do Manual de técnicas de redação científica

Por Editora Hyria
12/05/2014
Manual de técnicas de redação científica (Editora Hyria).

É um livro-texto para o apoio na redação científica e de leitura fundamental para cursos e treinamentos  em redação cientifica oferecidos por Pedro Reiz Centro de Treinamento e Formação. Está disponível a nova edição do livro, que foi especialmente preparada para pesquisadores de diversas áreas! 

Com 332 páginas, o Manual de técnicas de redação científica chega a 3ª edição com muito mais técnicas, recursos e procedimentos rápidos e fáceis para quem deseja preparar projeto, dissertação, tese e artigo científico. É um guia prático de redação científica.

Assim como o processo de redação científica, qualquer outro tipo de redação toma muito tempo e empenho. Nada fica ótimo de primeira! As ideias vêm aos poucos... e cabe a cada um, a forma como irá desenvolvê-las.

Em nosso instrumento de autoavaliação do texto científico do Manual, temos um exemplo disso.

Tudo começou com um rascunho, que já tinha forma e corpo:


A ideia foi aperfeiçoada e ganhou versão digital, melhorando sua visibilidade. O conteúdo permaneceu o mesmo.


Em seguida, o texto foi muito mais trabalhado e foram acrescentados vários itens. No momento 3, a preocupação com a ordem dos itens é notável. Por exemplo, o que no quadro 4 antes era o primeiro item se tornou o último.

No momento 3 (acima), foi colocado um títuloe no momento 4 (abaixo), ainda acrescentou-se um subtítulo. O critério de nota foi incluído junto com novos itens.


Estamos quase na fase final. Os itens restantes foram adicionados, faltando apenas a alteração de pequenos detalhes.



No Momento 6, pequenos detalhes foram adicionados.



Como você pôde ver, a redação é algo que leva longo tempo de reflexão sobre determinado assunto. As ideias podem ser aperfeiçoadas, e se bem trabalhadas, geram resultados satisfatórios.



Esse é o arquivo final publicado na 2ª edição do Manual de técnicas de redação científica. Na terceira edição, haverá versão totalmente revitalizada e diferente. Confira!